Pular para o conteúdo principal

_contos noturnos [6/10]

6. Favela em cores


Pedro Dado e Celsinho 38 conversavam sentados em um mureta da rua 16. Alí faziam ponto já há quase três meses. Bom tempo pra uma boca. Bebiam conhaque em uma garrafa que estava sobre o Agora do dia. O jornal tem mais sangue que um banco de sangue.

E aí, Netinho, vendeu muito hoje?

Que nada, Trêsoito, o trem tava devagar hoje. Dá um gole dessa coroti aí. Conhaque? E aí, Dado. Beleza?

Bebe aí.

No fim da tarde a rapaziada da comunidade costuma se reunir nos bares da área interna, longe do movimento de quem não é morador da favela. Alí na boca pouca gente pára. Só quem é da trutagem, ou seja, pouca gente. Netinho só fazia a correria para eles, mas isso foi antes. Ele tinha planos de viver até depois dos 20 anos e pra isso foi vender nos trens da cidade, um mercado que crescia a cada dia. No entanto não deixou de fazer a correria discretamente, era um bom aviãzinho. E o pessoal do movimento gostava dele.

Então, Neto, você viu que a quadra tá quase pronta? Mas não sei não. Ainda sou mais o campinho.

É. Aí, Dado, o Trêsoito é ligeiro. Tem gente jogando agora? Vou dar um pulo lá.

Tem nada. Só os moleques. 'Cês viram o sobrinho do Manivela jogando? Manda muito! Vai ser profissional o moleque.

O moleque é bom mesmo, Trêsoito. Ligeiro que só.

Né?

A mão de Trêsoito em sinal de pare fez com que encerrassem a conversa por enquanto. Os dois olharam na mesma direção que ele olhava. Viram dois garotos que vinham, com cara de medo, na direção deles. Dois boyzinhos.

Tem de 20?

Taí.

Duas. Mais uma bucha dois por um.

Taí. Sessenta.

Taí. Falou.

Aí, Trêsoito, Dado, liga só: esses aí tavam no meu último trem. Liga? ‘Tavam falando dum cara que mataram, parece que era pai do namorado de uma daquelas meninas ali, ó? Tão vendo?

Havia duas garotas com os rapazes. Eles haviam visto.

Então, Neto... é esse aqui?

Dado estendeu os jornal que estava sob a garrafa de conhaque e mostrou uma matéria. Parece que haviam acertado três em um bar calmo de uma bairro chique, mas um deles não morreu. Ele era também o mandante. Ao menos foi isso que Netinho entendeu do que leu. Estudou pouco.

Então, não sei, não, Dado. Mas só pode ser. É no mesmo lugar, lá, tal. Que foi Trêsoito?

Nada, truta. Os moleques tão cherando ali mesmo. Já pedi pra não fazerem isso.

Vamo lá, Trêsoito?

Não. Só mostra o berro.

Netinho assobiou. Os garotos olharam para eles. Dado mostrou sua ponto nove e eles entenderam. Era hora de ir embora.


***


continua

ml

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

_sustância [poema?]

relógios relógicos Substância do tempo instância do instante prismas numéricos ponteiros pesados apontam, persistem perfuram a massa insustentável da vida passando entrando saindo andando sombra solitária navegando terra adentro procurando um refúgio lunar dígitos despidos repetem repetem repetem concordam contínuos relógios, relógicos parados não mudam o tempo a nos comer ***

_breve romance daquela mulher [cena psicológica]

Ela me assombra. É inegável. Assombra. Sua presença, seus passos, seu corpo. Assombra. Porra, é mulher do cara, sei disso. Olho daqui. Olho de novo. Ela olha, sei que olha. Está estampado. E isso me assombra. Lembro da primeira vez que a vi. Veio silenciosa na foto colada na parede. Na foto. Depois, casualmente ela apareceu de novo. Veio da boca do cara: minha mulher. O nome soou doce e concreto. Mas de repente flutuou em flatulências daquele idiota. Preferi perder essa imagem. Então ela veio novamente. Primeiro de costas, em um passo curto, urbano, leve. As pernas subiam bem formadas, a calça pouco sobrava acima do limite entre o fim da calcinha e o vácuo imaginário que me permiti fluir por alguns dias. A cintura apareceu feita para abraçar e apertar em carinhos tão puros que seriam até infantis. Vi então sua nuca mal coberta pelos cabelos e os pêlos que pediam: cheirem-me. Me assustou, assim, de costas. Parecia algo que aqui não poderia estar, não poderia existir. Parecia que aquelas...

_a chuva [conto]

A chuva caía rala, molhando devagar as vagas plantas esquecidas no jardim. Lembrança. Anoto mentalmente: estou com saudades de alguém. Pela janela são visíveis as grades e os remédios de folhas largas já um pouco afogadas, esbranquiçadas pela água leve que insiste em entrar em minha memória. Domingo à tarde. Estávamos nus sobre um colchão fino que permitia nos espalharmos para além de seus limites sem sentir a transição. O enorme avarandado do sítio era infestado de plantas. No ofurô, uma hora antes, começamos algo que talvez não soubéramos ainda como terminaria. Cozinhamos nosso sexo na grande bacia oriental; nossa mestre-zen do prazer a longo prazo, ela costumava dizer. Era fim de março e, estranhamente, pouco chovera. Na floresta do alheamento meus sonhos eram permeados por uma sensação breve de umidade e pelos seios moles e quentes dela sobre meu braço. As nuances de cheiros passaram de sol e calor a uma apreensão da natureza, premeditação de chuva em abundância. Nos levantamos e, ...